2005/04/12

O que é um blogue?

Para mim o termo continuará a ser blog, mas tenho que me cingir neste post ao que outros pensam.
Tentei definir o que era um blogue. A coisa ficou assim.

São um espaço de publicação na internet, mais simples de editar, criar e manter (são 3 passos no blogger para criar um!) que uma página de internet e com um formato diferente, em que o mais recente está em primeiro lugar (a ordem cronológica aparece invertida). É uma forma simplificada de qualquer pessoa poder publicar algo na internet.
Os blogues aparecem como espaços onde um utilizador da internet pode escrever ou ler interactivamente, podendo participar como escritor de factos, notícias, relatos, experiências e outros ou/e como leitor dos mesmos em blogues publicados por outros.
Um blogue pode abranger a maior diversidade temática estando o autor totalmente livre para escrever o que quiser, quando quiser.
A total interactividade pode mesmo ser conseguida se o sistema que permite comentários estiver activo, permitindo comentar e ser comentado.
Citando Dan Gillmor é um meio de ?muitos para muitos e de alguns para alguns?.
Uma das possiblidades dos blogues é a facilidade em estabelecer links para outras páginas. Fica como exemplo o link para o livro "nós os media" de Dan Gillmor onde o tema aqui proposto está mais desenvolvido. Será também interessante o respectivo blog.

Este foi um esboço para uma definição que criei em 10 minutos. Mas acho que o assunto merecia mais desenvolvimento, se possível, mantendo a sua capacidade sintética. Agradecia aos que lerem este post que me deixassem algo a acrescentar ou a retirar, algo que mudar ou algo que manteriam. No fundo, para além de procurar interactividade (uma das definições), procuro principalmente ajuda, com opiniões e pontos de vista diferentes do meu.

Sem comentários: