2005/04/04

Quiz

P:O que pesa mais: 1 quilo de chumbo ou 1 quilo de isopor?
R:Se a experiência for realizada no vácuo os dois pratos da balança ficarão equilibrados. Mas em condições normais, com a pressão atmosférica actuando, a balança
irá pender para o lado do chumbo. Isso porque o volume de 1 quilo de isopor é muito maior do que o de 1 quilo de chumbo; assim, o isopor desloca muito mais ar do que o chumbo e tem uma atracção menor do que o chumbo.

Daí que, nem só da profundidade se trata, caro A.A. É mais uma questão de gravidade e diferença peso-massa.

1 comentário:

AA disse...

Caro Flavius, :)

Tenho de puxar pelos meus galões de engenheiro e conferir a esta discussão um teor cientificamente mais correcto:

No vácuo, os dois corpos pesarão o mesmo (temos de considerar que o isopor é pesado com o ar que o constitui, obviamente.)

Se pesam o mesmo no vácuo, têm a mesma massa. Se têm a mesma massa, o seu peso gravítico é o mesmo, seja em que meio for, se medidos à mesma altitude. O seu _peso_ é igual, não interessa o volume.

Poderá variar a impulsão hidroestática a que estão sujeitos, dependendo do meio, o que variará o seu _peso aparente_.

Como diz a Lei de Arquimedes: a impulsão é igual e de sentido oposto ao peso de volume deslocado.

E sendo o isopor mais volumoso que o isopor, terá sempre maior impulsão. Tendo os dois corpos o mesmo peso, o isopor aparentará sempre menor peso aparente.

Se os dois corpos estiverem no ar, esta diferença de peso é insignificante, porque o ar pesa muito pouco.

Se contudo, estiverem imersos em água, ou outro líquido, torna-se bem perceptível. O isopor ascende à superfície (um "peso" negativo!), o chumbo afunda.

Dizer que a diferença aumenta com a profundidade é um empirismo mas não deixa de ter o seu fundo de verdade: a densidade do fluido aumenta com a pressão, que aumenta com a profundidade.

Da próxima vez vou tentar ser menos espertinho para ver se ganho a discussão :)