2005/11/29

Timor e os novos documentos

«Our aide-memoire to the Portuguese clearly, if implicitly, indicates that we will not provide military support.»
Memo from Walt Rostow to Averell Harriman, "Indonesia and Portuguese Timor," February 5, 1963


Estive a ver os papéis que tanto celeuma causaram (Portugal nunca considerou independência de Timor-Leste; Portugal Diário / Portugal podia ter impedido invasão de Timor; Correio da Manhã / Expresso/ Sic / etc...)


Os documentos ontem divulgados pelo centro de estudos Nacional National Security Archive, sublinham que, em Março de 1975, Portugal já tinha informado os Estados Unidos não ser sua intenção resistir a uma possível invasão de Timor-Leste pela Indonésia.

Documento: memorando do Conselho de Segurança Nacional EUA, 4 Março 1975 (.pdf)

A única coisa de um memorando de 3 páginas, bastante minucioso, que possa corroborar esta afirmação é esta frase:

«Portuguese officials have told us they will not resist any Indonesian use of force.»

National Security Council Memo from W.R. Smyser to Henry Kissinger, "Policy Regarding Possible Indonesian Military Action against Portuguese Timor," March 4, 1975


Pode um jornalista em consciência (e foram vários e em vários orgãos) escrever tanta coisa sobre Portugal ter comunicado aos Estados Unidos que pretendia abandonar Timor Leste?

E onde raios está que as forças portuguesas facilmente resistiriam à invasão indonésia? Os indonésios tinham 15.000 homens no terreno e capacidade para reforçar o contingente sempre que necessário (em 25 de Dezembro receberam um reforço de 15.000 a 20.000). Na análise militar norte-americana diz-se que a Fretilin tina entre 5.000 e 10.000 guerrilheiros. E que pouco apoio teriam visto em Timor imperar uma sociedade tribal e dividida. Os soldados portugueses deviam ser um número irrisório e a sua cooperação com a Fretilin (ou vice-versa) uma miragem! Dizer que facilmente Portugal teria contido a invasão em Díli, com poucas munições e sem derramamento de sangue é uma estupenda palermice, uma completa imbecilidade. Além do mais a principal força invasora indonésia foram os pára-quedistas (1000 homens, apoiados por blindados e navios de guerra).

Sem comentários: