2005/11/30

Não é Soares o mais conhecido e "querido" lá fora?

Given that at least four candidates from the left will run against Mr Cavaco Silva, who will be representing the centre-right, we expect him to win the election to become Portugal?s next president.
The Economist

Reforma

No seguimento do aumento da idade de reforma é importante ler este estudo britânico que vem na Economist:
Britain?s Turner Commission has recommended raising the retirement age to 68 and introducing a new type of savings scheme.

Não pode haver dúvidas sobre a necessidade do aumento da idade da reforma para lidar com este problema a curto-prazo. É inequívoca a falência da Segurança Social nos moldes actuais. Mas aumentar a idade da reforma não é suficiente. É preciso fazer mais, muito mais, para lidar com esta problemática de uma forma séria, responsável e sobretudo aportando sustentabilidade.
O título do artigo não podia ser mais interessante e verdadeiro;
New thinking on old age.

Britain is the latest country to search for an answer. É interessante notar esta humildade/espírito crítico inglês e compará-lo à nossa calma, ao espírito do alguém resolverá... Pois meus amigos britânicos, eu vos comunico que não sois os últimos. Nós em Portugal ainda andamos para aqui a fazer que fazemos sem saber muito bem aonde iremos parar. E como país rei dos estudos e das comissões que somos devemos ter na gaveta milhentos sobre a sustentabilidade da segurança social. Mas de certeza que nenhum é objectivo e apresenta respostas concretas.
French finance minister told parliament this week that the government was looking at an unfunded pensions liability of ?900 billion ($1.1 trillion) on top of already record levels of public debt. Mais repensar sobre a real eficácia do modelo social europeu. Ou como é costume varre-se o assunto para debaixo do tapete à espera que alguém que venha tenha coragem de enfrentar a vaca fria? Em Portugal qual é o valor?
So are government pensions the answer? Unfortunately, they have problems at least as large as those of private schemes. (...)
But because none of today?s lawmakers will be present when the pensions time-bomb finally explodes, they often give into the temptation to put off painful changes to the system.
Daí que não tenha feito a menor crítica à aparente vontade deste elnco mudar o estado de coisas. Politicamente é compreensível a relutância dos governos em resolver esta questão. É compreensível mas não é aceitável.

Primeiro transplante de cara

Em Amiens, França, foi hoje feita uma cirurgia que promete polémica. Uma mulher de 38 anos foi transplantada com parte da cara de uma dadora. Já é possível mudar de cara. Mas até que ponto será capaz a psique de lidar com a mudança. Para mim esta notícia é perturbadora.
Notícia abc.es.
O director do Instituto de Alcoologia, José Barrias, revelou hoje que Portugal ocupa o 8º lugar no consumo mundial de álcool per capita, tendo descido dos lugares de topo da tabela.
Público

Nunca li nem ouvi nada relacionado com este Instituto. O Instituto de Alcoologia deve ter como missão o combate da dependência do álcool. Deveria promover acções, campanhas, participar na sociedade. Além do mais, deve ser bem pago para isso, e alguma da verba do Imposto sobre o álcool lá deve ir parar. Porque será então que estes Institutos criados para dar lugar a compadres e comadres só aparecem a comentar sondagens quando a imprensa vai atrás deles?

Há 70 anos morreu o génio.





















Génio que continuará a perdurar na memória dos portugueses. O mais marcante poeta português, único, inconfundível, capaz de elevar a poesia ao absoluto, ao sonho do homem em todas as suas vertentes do fantástico, do iluminado. Ler Pessoa é a coisa que fiz mais semelhante a estar perto do conhecimento puro, do fenómeno religioso, da fé, do nirvana.

2005/11/29

Sharon e o homem que se segue

Shimon Peres vai abandonar o Partido Trabalhista, que ajudou a fundar há 60 anos, para apoiar Ariel Sharon e o seu recém criado partido, Responsabilidade Nacional, nas eleições antecipadas de 28 de Março.
TSF online

Realmente como diz FPC do Sinédrio "não há falcões, nem pombas...Há líderes!"

Timor e os novos documentos

«Our aide-memoire to the Portuguese clearly, if implicitly, indicates that we will not provide military support.»
Memo from Walt Rostow to Averell Harriman, "Indonesia and Portuguese Timor," February 5, 1963


Estive a ver os papéis que tanto celeuma causaram (Portugal nunca considerou independência de Timor-Leste; Portugal Diário / Portugal podia ter impedido invasão de Timor; Correio da Manhã / Expresso/ Sic / etc...)


Os documentos ontem divulgados pelo centro de estudos Nacional National Security Archive, sublinham que, em Março de 1975, Portugal já tinha informado os Estados Unidos não ser sua intenção resistir a uma possível invasão de Timor-Leste pela Indonésia.

Documento: memorando do Conselho de Segurança Nacional EUA, 4 Março 1975 (.pdf)

A única coisa de um memorando de 3 páginas, bastante minucioso, que possa corroborar esta afirmação é esta frase:

«Portuguese officials have told us they will not resist any Indonesian use of force.»

National Security Council Memo from W.R. Smyser to Henry Kissinger, "Policy Regarding Possible Indonesian Military Action against Portuguese Timor," March 4, 1975


Pode um jornalista em consciência (e foram vários e em vários orgãos) escrever tanta coisa sobre Portugal ter comunicado aos Estados Unidos que pretendia abandonar Timor Leste?

E onde raios está que as forças portuguesas facilmente resistiriam à invasão indonésia? Os indonésios tinham 15.000 homens no terreno e capacidade para reforçar o contingente sempre que necessário (em 25 de Dezembro receberam um reforço de 15.000 a 20.000). Na análise militar norte-americana diz-se que a Fretilin tina entre 5.000 e 10.000 guerrilheiros. E que pouco apoio teriam visto em Timor imperar uma sociedade tribal e dividida. Os soldados portugueses deviam ser um número irrisório e a sua cooperação com a Fretilin (ou vice-versa) uma miragem! Dizer que facilmente Portugal teria contido a invasão em Díli, com poucas munições e sem derramamento de sangue é uma estupenda palermice, uma completa imbecilidade. Além do mais a principal força invasora indonésia foram os pára-quedistas (1000 homens, apoiados por blindados e navios de guerra).

Gaúcho, le ballon d'or

O caso Paulo Pedroso

Porque é que este caso está a ser tratado de uma maneira tão aviltante para a justiça portuguesa? Porque tantas pessoas se estão a enlamear no assunto? Porque é que ninguém comenta o assunto com medo de ultrapassar o politicamente correcto?
Titula o Correio da Manhã, Os erros do acórdão de Pedroso. A notícia está lá e basta lê-la para no mínimo ficar indignado. Mas como dizia a Ana Gomes, ainda será Primeiro Ministro! É de reter, sem a menor dúvida, com inquietação e mesmo pânico, a declaração do Conselho Superior de Magistratura, a dizer que os desembargadores "Rodrigues Simão, Carlos Sousa e Mário Morgado poderão ser alvo de um inquérito, caso os ?erros vão para além do habitual?.

Já tinha feito esta citação, mas é assaz pertinente para agora;
Os eclesiásticos que na Idade Média eram chamados a baptizar um monstro, usavam da prudente fórmula restritiva: ?Se acaso é que acaso és um ser humano?. Bem podemos esperar ouvir uma sentença proferida nestes termos: ?O tribunal condena o acusado à pena de morte, salvo erro.?. Jarry, em L?erreur judiciaire

Pelo que me parece não teremos que esperar assim tanto. Valha que não há pena de morte no nosso país.

A justiça em Portugal não é cega, é amblíope.

2005/11/28

Nem produzimos para pagar o que poluímos!

Louçã: Governo negociou na Rússia compra de emissão de gases com efeito de estufa.
Público

A fonte não é a melhor, lá isso é verdade, mas mesmo assim isto é para ser investigado.


Viva 1640... Viva...

"Banca espanhola é a melhor do Mundo.
Segredo do sucesso está na qualidade de gestão, na estratégia e na execução"

SIC
Depois admiram-se quando os bancos espanhóis (e empresas respaldadas por esses bancos) compram instituições portuguesas. Pois é... Eles não são melhores que nós. São os melhores do mundo.
Mas nada disto nos deve preocupar. Afinal vem aí um choque tecnológico que vai ser melhor que o nosso velho e saudoso(?) Nuno Álvares Pereira! Na nova Aljubarrota à falta de padeira temos um PM tecnológico.

Bem público! Pois...

Soares dixit:
«A política tem andado a ser muito combatida porque se espalha a ideia que os políticos não são pessoas dedicadas ao bem público»;
«Não há profissão mais nobre do que a política, quando é cumprida com ética e moralidade».
Transcrito do Portugal Diário.

Falando em bem público vem-me à cabeça a Fundação Mário Soares. Feita com capitais públicos (ao contrário de outras), logo paga por todos nós, e penso no que fez esta Fundação desde que foi criada. Nada. Isto é bem público.
Ética e moralidade. Os ex-Presidentes têm regalias previstas na lei. Entre elas o direito ao aluguer de um espaço para trabalharem. Onde estará a ética e moralidade do estado alugar à Fundação Mário Soares uma sala para Mário Soares! Não percebo, palavra que não percebo...

Querer não basta

Casa Brasil quer estrangeiros que trabalham legais. É pena que não haja uma casa da Ucrânia, ou da Moldávia, ou da Roménia...

Má educação

A linguagem usada pelos outros candidatos à presidência da República, quando falam de Cavaco Silva é inadmissível. Que falta de educação e decoro! É assim que se promove a classe política? Tenham vergonha!

2005/11/25

25 de Novembro

Quem foi? Quando? O quê?

Quem foi o jornalista que se demitiu do Conselho de Redacção da TSF por causa da falta de ética gritante da "jornalista" Margarida Marante ao apoiar publicamente a candidatura de Mário Soares ficando depois responsável pelas entrevistas aos candidatos presidenciais nessa mesma rádio? Quando foi isso? Alguém sabe indicar onde esteja uma notícia referente ao caso?
Se Margarida Marante tivesse declarado apoiar Cavaco Silva ainda hoje se leriam peças sobre isso na imprensa. Se alguém do CR se tivesse demitido por causa desse apoio tinha caído o carmo e a trindade. Assim varre-se o assunto para debaixo do tapete. Isto é que é uma promiscuidade perigosa entre os media e a política! Perigosa, vergonhosa e mais coisas terminadas em osa.

Pega lá este presente!

O plano tecnológico é ainda uma miragem e já está a causar um lufa lufa digno de se ver! Primeiro foram os responsáveis a porem-se na alheta. Agora é o ministro responsável a entregar o menino ao primeiro. A iniciativa deve ser tão exequível que ninguém quer ficar associado a ela. Porque será?

«Aceita Sócrates, meu lindo!»

O mítico nº7 não resistiu ao álcool

Morreu George Best. Um craque tem enorme peso aos ombros. Todo aquele dinheiro e prestígio levaram este mais cedo. Até os troféus ganhos teve que vender para suportar o vício do álcool. Assim, aos 59 anos, este mítico número 7 foi-se.

2005/11/24

Jornalismo para o cidadão

O canal ABC tem uma página onde um jornalista que esteve no Iraque responde a questões colocados pelo público americano,Jim Sciutto Answers Your Questions About Iraq. Uma visão interessante, já que cá tanto se fala do que os americanos pensam sem apresentar qualquer realidade específica. É que, se calhar, digo eu, eles não serão assim tão diferentes de nós.

Colosso chinês

"China presently uses nearly half the world's cement.
China graduates more than 325,000 engineers a year, five times as many as the United States.
There are more Chinese learning English than there are native English speakers in the United States."
ABC News

No entanto, para os americanos a China continua a ser o país da oportunidade. Mesmo tendo a noção das capacidades não há receio de ir à luta e até mesmo ser a catapulta do desenvolvimento.

A mania dos deérres

FRANKFURT (Reuters) - Germans value letters attached to their name more than money, love or having children with nine out of ten rating a good qualification as their most important aim in life, a survey showed Wednesday.
In Germany even minor academic degrees appear on business cards and doctorate titles adorn many letter boxes.
According to a survey of 1,000 people by insurer Allianz just eight in ten Germans said finding love for life was their top priority and even fewer rated financial security as their number one goal.
Perfect bliss may be to have a title that runs longer than the length of a name, such as that of "Uni.-Prof. Dr. Dr. h. c. mult. Horst Wildemann" at Munich's Technical University.

Reuters

Afinal não só somos só nós... Afinal nem somos os piores neste aspecto... E a Alemanha tão bom exemplo que era e afinal...

Deus ajuda...

"In October, a 33-year-old pastor at the University Baptist Church in Waco, Texas, standing in a baptismal pool preparing to immerse a parishioner in front of hundreds of congregants, mishandled a microphone and was electrocuted. On the same day in Johannesburg, South Africa, a pastor at the Jerusalem Apostolic Church drowned during a river baptism ceremony when he and the parishioner (who also drowned) lost their footing on rocks in the river bed."
MSNBC

Igreja católica e homossexualidade

Como agnóstico que sou não tenho nada a ver com o assunto. Que me importaria a mim que os Anglicanos pusessem cavalos a celebrar ritos ou que os adventistas só quisessem homossexuais como sacerdotes?
O que dá aos não católicos o direito de se pronunciarem sobre este assunto?

2005/11/23

Medo que o céu lhes caia na cabeça

É a única explicação para os receios que Koemanix e Adrianix tiveram de enfrentar os pernetas do Lille e do Glasgow!

2005/11/17

Soares não é fixe!

Soares não é fixe

A candidatura de Mário Soares à Presidência da República enferma dos piores vícios que a democracia permite. Contém laivos do mais primário totalitarismo e representa de forma ímpar o socialismo como doutrina política.
As máscaras caem e revelam essa tendência primária de domínio dos órgãos de estado, da perpetuação no poder, da forçosa linha argumental de uma figura como ?pai? da democracia e sobretudo uma manifesta, inequívoca e perigosa arrogância misturada com desprezo pelos adversários.
A tentação de continuar continuamente no poder, mesmo que de forma indirecta, revela bem que o mito da figura de estado, por vezes com aura supra-institucional está bem presente no espírito do candidato. Este vê-se como o único Presidente, aquele que de forma unânime e inequívoca representa todos os portugueses, independentemente da idade, das ideias e da qualidade das suas intervenções. È quase uma figura mística a deste Soares, por vezes a raiar o de uma semi-divindade. As suas intervenções foram cruciais no passado, julga ele, os seus anos de presidência foram modelares, julga ele. É nítido que a campanha de Soares vive numa onda seguidista e distante da realidade onde Soares vai ditando leis absurdas que ninguém se atreve a contrariar. Os erros sucedem-se, mas o erro mais grave é inevitável. O erro de casting na escolha do candidato.
A idade do Dr. Soares é um assunto delicado, abordado com muito tacto pela imprensa e concerteza completamente fora do discurso permitido pela nomenclatura socialista aos seus correligionários. Mas a verdade é que é um facto importante. Não pode nem deve ficar de fora da campanha só pela urticária causada ao aparelho socialista. Já ficou bem patente que a capacidade do candidato está num plano muito inferior ao das anteriores presidenciais e mesmo, para não ir tão longe, ao das anteriores eleições europeias de que Soares foi cabeça de lista. É óbvio o esforço com que o candidato se expressa e já ficou bem patente a sua dificuldade em responder às perguntas que lhe colocam. A pose de político perdeu-se, como alguém de resposta pronta, e surgiu alguém que se escuda numa hostilidade com jornalistas e com quem o interpela bastante marcada. De facto, Soares está bastante mais distante do povo, com dificuldade e paciência para ouvir ou falar. Está no alto do seu imaginário trono com uma pose real, distante a mascarar a indiferença e mesmo repulsa que sempre foi nítida pelos seus semelhantes.
Felizmente as alternativas existem e este ano talvez com uma especial significância. Cavaco Silva surge com uma relativa naturalidade a ocupar o centro, estendendo-se até penetrar bem no tradicional eleitorado de esquerda, que estava arredado da sua figura desde tempos do tabu. O eleitorado mais à direita tende a rever-se também na figura do professor, facto ainda mais importante se considerarmos que esta parte do eleitorado tende a apoiar candidatos consensuais, numa forma de manter uma certa serenidade e estabilidade ao cargo de Presidente. Não são eleições em que a direita tradicionalmente se empenhe. À esquerda, talvez de uma forma mais moderada que Soares surgiu o candidato Manuel Alegre, vindo dar espaço de manobra aos descontentes com a decisão totalitária do partido socialista. Os resultados que as sondagens vão apontando reflectem essa realidade e este candidato surge posicionado acima do próprio Soares. Os outros candidatos não surgem como opções reais, antes são figuras de uma vendeta que não interessa aos portugueses e que nada de bom trará ao país. Terão o que merecem que é a indiferença perante as suas candidaturas do contra. E por falar em candidaturas do contra é novo e de certa forma preocupante outro facto destas eleições. As candidaturas de Louça, Soares, Jerónimo de Sousa e Manuel Alegre são claramente e assumidamente candidaturas do contra. Contra Cavaco, contra a direita, contra pessoas, contra franjas do eleitorado que a serem eleitos também iriam representar. A candidatura de Cavaco silva é a única pró, a favor de Portugal, dos portugueses, de todos os portugueses, a candidatura da inclusão, que pretende vir a representar Portugal e os portugueses.  
  

2005/11/14

Ai, ai...

Ainda pensei se devia escrever isto. A resposta foi, como não podia deixar de ser, "quem é que manda no blog, carago?". Sendo assim, cá vai.
Com tanta algazarra e barracada que Soares tem armado não há Lindor que resista!

2005/11/10

H5N1 em Itália

A sonda da Esa H5N1 chegou a Itália. Um nome bonito este de H5N1...
Bem, a gripe das aves aterrou na Itália. Com um bocado de sorte os monumentos até vão sair beneficiados se morrer aquela pombalhada toda que empesta Roma.
Eu cá por Portugal não estou preocupado. Atchimmmm!!! Vou comer uma cabidela e... Atchimmm!!! Isto não me preocupa... Atchimmm!!!

2005/11/09

Desconstrução

"O verdadeiro pintor é aquele capaz de pintar cenas extraordinárias no meio de um deserto vazio. O verdadeiro pintor é aquele que é capaz de pintar pacientemente uma pêra rodeado dos tumultos da história."

Salvador Dalí

2005/11/08

Vou-me bater como um leão, garante Soares!

Dias da Cunha e Peseiro aplaudem e garantem que o sucesso de Soares será directamente proporcional ao que eles próprios tiveram à frente dos leões.
Realmente um Super-Mário

Segundo o Portugal Diário, Soares diz que poderia evitar crise como em França. E já agora, será ele capaz de mudar aquele pensamento homicida/suicida iraniano ou norte-coreano? E qual Miss Universo conseguirá acabar com a guerra e com a fome no mundo?

2005/11/07

Mudanças

O nome oficial da autarquia flaviense passará a ser Campos Municipal de Chaves (CMC).

2005/11/06

Gripe das aves? O que é isso?


2005/11/05

Soares

Do alto da sua provecta idade parece-me algo desfasado do mundo actual. E sem ofensa bastante senil. Não é coerente, parece um velho teimoso nas tricas que promove e usa uma má educação que tendemos a relevar quando vem de gente com aquela idade.
Estou de volta

Ando mesmo azarado. Com esta idade lembraram-se de me cortar as amígdalas.