2005/03/08

António Costa - Ministro de Estado e da Administração Interna

Para começar, o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa.Um velho conhecido vindo dos tempos do guterrismo.
Não é de espantar a sua nomeação para ministro de Estado, uma vez que é um peso pesado político capaz de oferecer estabilidade ao governo. É também um exímio parlamentar e será, sem dúvida, um bom conselheiro para José Sócrates, lembrando-o da nova via sem se afastar da esquerda mais tradicional.
Quanto a ministro da administração interna já me surgem algumas reticências. É preciso um ministro com peso político para proceder à reforma das forças de segurança. Esta é urgente e necessária o mais brevemente possível. Será também necessário lidar com as reinvindicações dos profissionais da polícia, nomeadamente ao direito de associação sindical. Nesta questão parecem-me importantes as capacidades negociais e peso político do ministro. Já para proceder à sua restruturação parece-me que mais importante que peso político seria a capacidade para trabalhar no ministério em exclusividade e com um empenho extremo. Como António Costa tenderá a ser mais político que ministro não estou a ver como alinhará. Temo que a sua veia política o leve para outros problemas, longe do seu ministério, e não seja prestada a atenção devida e necessária à administração interna. Ficariam deste modo irremediavelmente adiadas as reformas e tenderia a segurança interna a tornar-se mais um problema a resolver na conjuntura e não a desenvolver estruturalmente.

Sem comentários: