2005/05/10

Futebol

Escrevo pouco sobre futebol. A razão fundamental está nas fracas prestações dos meus clubes.
O 1º: Grupo Desportivo de Chaves



É o lanterna vermelha da liga de honra.
Mas esta semana vi o resumo do jogo na Sportv. O árbrito João Ferreira exibiu-se em grande estilo no Gondomar - Chaves. Não há um processo chamado apito dourado desencadeado pela roubalheira que andava a praticar o Gondomar? Se há, o árbrito João Ferreira devia ser "convidado" a fazer uma visitinha aos calabouços da Judiciária. A arbritagem do último Domingo foi escandalosa. O Gondomar marca um golo. O Chaves empata. O golo é anulado por pretenso fora de jogo. A defesa toda do Gondomar estava atrás do jogador do Chaves!!! Depois foi assinalado um pénalty contra o Chaves, quando é claríssimo que a falta foi feita fora, e bem fora, da grande área!!! Um lance de bradar aos céus! E o árbrito estava coladinho ao lance! Uma vergonha. Mesmo assim, o Desportivo não desistiu. E desta vez houve uma falta claríssima sobre um jogador do Chaves dentro da grande área adversária. Em pouco tempo o Desportivo sofreu um golo fruto de um penalty mal assinalado e foi espoliado da possibilidade de chegar ao golo por não ter sido assinalado um penalty a seu favor. Nos últimos minutos, João Ferreira não desiste e invalida novamente um golo por pretenso fora de jogo ao Chaves!
Resultado: 2 golos anulados ao Chaves, um penalty por marcar e um mal marcado contra!
Quem consegue ganhar assim?
E o brilhante jornal O Jogo (ímpar no panorama desportivo mundial ou não fosse propriedade de quem é), pela pena do não menos brilhante jornalista (se o é), croniqueiro ou cronicão Manuel Neves dá à estampa um título destes para o artigo sobre o jogo: Uns justificam outros protestaram. Brilhante!
Se a operação apito dourado não passasse de mais um balela haveria muita gente que engavetar. Desde árbritos a dirigentes, passando por políticos e chegando aà comunicação social.

Sem comentários: