2006/01/09

Soares - O silêncio

Soares decidiu não falar mais com os jornalistas. Porquê? Sem dúvida para criar (exacerbar) a sua posição de vítima dos media. Haja vergonha!
Quem deu uma entrevista à SIC tipo serão com o Presidente? (a propósito essa peça, como peça jornalística que era devia estar nos canônes como aquilo que não se deve fazer! Parecia um documentário.).
Na Sábado vinha uma grande entrevista com quem? Soares... E mais uma vez nos seus jardins aéreos...
De que se queixa Soares? Quais são os momentos em que os media não trataram a campanha de Soares como deviam?
Esta eu respondo. Quando dão mais protagonismo ao candidato que aparece em segundo lugar nas sondagens. Quando dão mais protagonismo ao candidato que aparece em primeiro lugar nas sondagens. Quando fazem entrevistas a medo, sem aprofundar assuntos, variando os temas consoante os humores do candidato. Quando têm comportamentos diferenciados perante os candidatos na composição das peças jornalísticas.
Quanto aos comentadores o caso apresenta diferenças. Aí sim, a candidatura de Soares pode queixar-se de estar a ser secundarizada, mesmo ridicularizada. Mas, a diferença é mesmo essa. Os comentadores emitem opiniões próprias, que são apresentadas como tais ao público, distinguindo-se perfeitamente das peças jornalísticas. O comentário não é jornalismo. O que não significa que jornalistas não o possam fazer.
Em resumo, a má imprensa de Soares está ao nível dos comentadores, das opiniões. Ao nível do tratamento jornalístico dado à sua campanha não há razões de queixa, muito pelo contrário.

Sem comentários: