2005/04/12

Protagonismo

Tenho um blog nos meus favoritos que desapareceu. Era o Chaves Fotográfico.
Publicava fotografias interessantes de Chaves, com alguma qualidade e conseguia até um certo dinamismo de comentários, principalmente com flavienses emigrados.
Mas acabou. E porquê?
Lamentava-se o seu autor que se não aumentasse o números de comentários desistia (porque não voltava ao ranking do sapo...). Quis forçar uma dinâmica de interactividade para além do que tinha. Parecia um bebé chorão a reclamar sempre mais visitas e mais comentários.
Ora bolas! Só lá vai quem quer e só comenta quem quiser. Não se pode forçar nada. Quando se constrói um blog de recreação será sempre para contentamento do seu autor em ver as suas coisas publicadas. Se não, o blog passa a ser um espaço de divulgação ou profissional. E aí, as estratégias para lidar com o instrumento tendo em conta o público têm que ser completamente distintas.
Por isso, não adiantam as choradeiras. As vistas e comentários que tivermos serão ou o justo valor daquilo que "postamos" ou a síntese do nosso comportamento como bloggers, recebendo comentários de bloggers que também comentamos. A blogosfera não é um espaço de reconhecimento fácil e automático.
Ao blogger que fechou aquele espaço deixo uma sugestão. Deixe-se de chorar! Se quer rankings e comentários a abarrotar comece a publicar um blog com gajas e gajos nús, com muito sexo explícito e com textos de fazer corar o mais depravado padre da sua paróquia. Deixe-se de paisagens! Vai ver que resulta.
Ah, e o seu pseudo-título de divulgador da cidade de Chaves como mais ninguém faz ou é capaz é léria. Não se faça mais alto nem mais importante do que realmente é. Como viu, a blogoesfera é impiedosa para quem está nela à espera de grande glória. Esta adquire-se, não se herda.

Sem comentários: