2003/10/17

Papa




Falhou rotundamente na sua missão. O seu objectivo ecuménico revelou-se um desastre. As igrejas cristãs e outras estão tão ou mais afastadas que antes. O discurso religioso mundial radicalizou-se. As opiniões cada vez mais longe de consenso. Não há qualquer hipótese de mudar esta realidade num futuro próximo. E a igreja católica contribui para a radicalização dos discursos e para a segregação das igrejas.
Mas o erro fundamental deste Papa, e que ficará para a posteridade, será o desperdiçar da massa crítica que estava criada no seio da igreja para promover reformas consensuais, capacitadoras e geradoras de dinâmica. A igreja estagnou com este Papa.
Dizer que um papa foi humano,
Modernidade da igreja divina e humana encontra-se num pólo oposto a este pontificado.
A intromissão do Vaticano na redacção do texto da constituição europeia é inadmissível.
Planeamento familiar. Não deve haver católicos que o não pratiquem. E não é o método da temperatura o mais usado. Penso mesmo que o seu uso deve ser residual. Mas, já li a absurdidade, num site da internet católico e orientado para a juventude, classificá-lo como cientificamente comprovado, validado e de total eficácia. O planeamento familiar é algo de adquirido. Não há volta a dar ao assunto. Os dogmas que o condenam emanam de decisões de papas ou conselhos ecuménicos que não eram detentores de verdades absolutas.

Sem comentários: