2005/01/11

Os Resistência

Tenho agora o que procurei durante quase uma década. O Cd Palavras ao Vento e os 2 Cd's Ao vivo no armazém 22.
Ouço estas músicas com uma nostalgia encantadora a relembrar tempos de boa música. Que interpretações fantásticas! Desde que tenho os cd's ainda não ouvi outra coisa.
Então deu-me para ir à net procurar coisas sobre eles. Foi lá que descobri esta "pérola". Ele há doidos como tudo. Primeiro comenta-se o só editarem versões. Até parece que foram um grupeco de covers! Valha-me Deus! Então se o projecto Resistência era formado por letristas e compositores da melhor Pop/Rock da altura não faltariam letras e músicas. O que este projecto lhes veio dar foi um novo impulso. O material era tão bom que era uma pena andar tão mal divulgado. Os Resistência trouxeram uma lufada de ar fresco com novos arranjos, novas vozes, no fundo uma outra alma, ainda mais lusa. Eles foram o sucesso comercial do mais puro da guitarra portuguesa e das sonoridades que nos são próprias. Foram um marco na aproximação de jovens à música portuguesa. Quem antes dos Resistência conhecia os Delfins? O sucesso posterior dos Delfins vem inteiramente do sucesso das reinterpretações das suas músicas pelos Resistência ( de que faziam parte alguns Delfins). Mesmo nos Xutos em príncipio também se aplica. Não foi em tão grande escala, mas lá que ajudou, ajudou.
«Contudo os Resistência são eminentemente acústicos, e por muito interessantes que tenham sido, ficaram a anos luz da matriz que os inspirou: o Zeca Afonso.»
Ouvi pouco Zeca Afonso. Da sua obra o que conheço chegou-me pelo albúm Filhos da Madrugada. E desse albúm ficaram-me na retina mais as interpretações fabulosas que alguns grupos fizeram de canções que, para mim, eram bastante pobres nas letras. Quanto à música então... Zeca Afonso era um cantor completamente datado e a sua música só fez sentido no período revolucionário. Se tivesse vivido mais tempo seria mais um anacronismo como o José Mário Branco ou Janita Salomé. Não tenho dúvidas. Vem-me à memória uma interpretação de um tema de Zeca Afonso pelos Diva, a Canção de embalar. Aquela introdução de guitarra a voz fabulosa da Natália Casanova. Fantástica. Uma música fabulosa. Ouvi depois o original de Zeca Afonso e, oh meu Deus, que decepção! Mas que raios, disse eu, esta música não é a mesma.
Pois é. por vezes as reinterpretações trazem surpresas destas. Os elementos dos Resistência até podem ter dito que a sua matriz inspiradora tinha sido o Zeca Afonso. Ficava sempre bem quando estas bandas entravam pelo acústico. É o que hoje acontece com o fado e Amália. Quem vem de novo tem de prestar a divina reverência à diva. Mesmo que depois nos seus trabalhos se afaste completamente e tome rumos novos e mais arejados. Com os Resistência foi o mesmo. Não tinha aproximação a Zeca Afonso. Eram um projecto completamente inovador e arejado. E realmente estão a anos luz do "mestre". Mas para à frente. Alguém hoje tem dúvidas que o Pedro Ayres de Magalhães é a maior referência da música portuguesa? A anos-luz de Zeca Afonso!
Quanto ao suposto datamento da música dos Resistência... Bem, não há palavras. Ouço-os hoje com a mesma emoção que os ouvi há 13 anos no forte de São Neutel! Vibro com o que ouço!
Lisboa. Armazém 22. Resistência ao vivo!
Ouçam, relembrem e digam lá se não é verdade.

Sem comentários: