2005/02/10

Por um manifesto da blogosfera

A campanha eleitoral para as legislativas de 20 de Fevereiro, mais não está a fazer do que mostrar a deliberada atitude dos ?nossos? políticos na promoção do afastamento dos cidadãos na discussão pública de ideias para o país.

As ideias deram lugar a meros lugares-comuns, a frases-feitas, sem objectivos sustentados e orientadores para um rumo que se pretende urgente para o país.

Falar muito e com vivacidade, principalmente quando as luzes dos holofotes das televisões estão ligados, é muito pouco para os portugueses, que querem mais e pretendem ver definidas políticas sustentadas para a resolução dos problemas existentes.

Discute-se a necessidade de uma maioria absoluta. Pergunta-se: ?Para quê??. Trata-se de uma realidade que pode acontecer, mais por uma atitude decorrente de um ?mal menor?, do que por mérito próprio. Se assim for, será merecida essa maioria?

O que fazer quando, de lés-a-lés na ?nossa? blogosfera, as críticas fazem um coro ensurdecedor, num sinal claro que os políticos, em vez de as interpretarem, lhes viram as costas?

A cidadania exerce-se opinando. Evitar uma força que pode determinar uma mais-valia para o país, não passa de uma tentativa de branqueamento da realidade, com o fito de limitar os danos que possam ser causados pela concretização de um objectivo que se circunscreve ao ?poder pelo poder?.

É por isso que este manifesto pretende ser a voz da blogosfera para o exterior e que consubstancia os ?posts? que diariamente são produzidos sobre a cidadania e importância de pensar, de ter ideias, de existir.

Nota:Esta é uma ideia que pretende ter o teu contributo. Para dar a conhecer este movimento de uma forma pública, a definir, antes do próximo acto eleitoral, criamos o blogue Manifesto pela Cidadania onde podes postar e dizer de tua justiça! Participa! Tens lá o "username" e a "password".

Citado o original da Azia do Dia.

Sem comentários: