2003/09/05

Discriminações raciais




Nos Estados Unidos existem associações profissionais só para indivíduos negros. A associação dos psicólogos negros é um exemplo. No entanto, não serão estas associações pomo de racismo, geradoras de discussões em nome de raças ou comunidades, no fundo criadoras de xenofobia e ressentimentos? Ao se criar uma associação em que a cor da pele, e não qualquer mérito social, académico, profissional, etc., é factor eliminatório está-se a segregar uma importante fatia do seu grupo profissional. Penso eu, que tão bom advogado, médico, professor, psicólogo, é um negro como um índio, ou um branco, ou um hispânico (uma minoria com peso que é talvez a mais discriminada naquele país, inclusive pela minoria negra), ou um aborígene. Mas os profissionais que pertencem à população americana branca (de origem anglo-saxónica) seria crucificada se criasse uma associação branca do mesmo cariz.
Porque é que eu hei-de ser discriminado pela cor da minha pele? Não tenho culpa dos erros dos meus antepassados ao escravizarem outras etnias. E acho que não tenho que pagar por isso. Se eu prego a não discriminação em função da cor da pele ou outra característica qualquer tenho o direito a não ser discriminado em função de atrocidades passadas e correcções de erros anacrónicas e desfasadas.

Sem comentários: