2003/09/04

Lavagem cerebral




Li um artigo no site americandaily sobre lavagem cerebral que os professores americanos, segundo o autor tudo resultados do movimento hippie e frustrados por ter alunos que podem ter realizações profissionais mais lucrativas, fazem aos alunos ( no campo da política, história, etc). Ainda esse autor levanta a questão sobre a pertinência de se obrigar os professores (e eu acrescento todos os funcionários públicos) a um juramento de neutralidade política (e também acrescento eu, como as forças militares já o são). Quanto a este assunto, e sem assumir as teorias da conspiração que o autor do texto cria e sem entrar em diatribes sobre boas e más ideologias e o afastar as criancinhas da moral, religião e etc que os professores promovem, concordo que ao longo da minha vida estudantil me deparei com parcialidades (principalmente políticas) que me tentaram influenciar ou condicionar a minha escolha de valores e/ou ideologias. Outro campo do conhecimento que nos é mal ensinado é a História. E aqui saliento alguns títulos de assuntos mal-ensinados, ou melhor, com os “ensinamentos” do 25 de Abril e à boa maneira soviética de educar o povo, foram ensinados da maneira que as elites que decidiam acharam mais adequada para o cidadão ter a melhor compreensão da História como eles pensam que deve ter acontecido.

Sem comentários: